Beleza de A a Z – Verrugas

Detalhando melhor os ítens do artigo Beleza de A a Z, da série sobre o livro Beleza sem Cirurgia, hoje falaremos sobre Verrugas.

Verrugas:

As verrugas, bastante associadas ao nariz da bruxa, são protuberâncias causadas por vírus. São comuns em locais de trauma, como joelhos, cotovelos, na face, mãos e pés.

Não existe uma forma de prevenção efetiva, pois estamos constantemente em contato com microorganismos. A defesa contra estes microorganismos específicos é individual, pois varia de pessoa para pessoa, e em geral é bem forte, pois felizmente poucas pessoas desenvolvem verrugas.

Antigamente, o tratamento consistia na remoção e cauterização do local. Mas hoje, sabe-se que este método agressivo leva o vírus a instalar-se em camadas ainda mais profundas da pele.

A solução atual é feita através da combinação de diversos ácidos que, passados diariamente no local, destroem mecanicamente a verruga. Nos casos mais persistentes, aplica-se nitrogênio líquido para congelar a verruga, que acaba caindo.

Existem tratamentos orais que estimulam a imunidade para que o próprio organismo combata o vírus.

Todos esses tratamentos devem ser prescritos pelo dermatologista, após análise clínica e laboratorial. Não tente se tratar por conta própria, pois o problema pode ficar cada vez pior, além do fato de que, às vezes, o que você pensa ser uma verruga, pode não ser exatamente uma verruga propriamente dita.

One thought on “Beleza de A a Z – Verrugas

  • 2 de setembro de 2012 at 7:58
    Permalink

    tenho uma pinta nas costas que e vermelha. ela tem dia que da umas pontadas dolorosas. eu fico com receio de ser doença ruim ou de passara ser. sera que tem perigo?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge