Dicas de Beleza – Cuidados com os Cabelos

Terminando a série de artigos sobre dicas de beleza para cabelos, hoje falaremos sobre o item mais importante, que é o cuidado que você deve ter com seus cabelos.

De nada adianta ter um bom corte, uma linda franja, uma cor legal se os cabelos não estiverem saudáveis, e por saudáveis entendemos brilhantes, macios e sedosos.

Aqui, listaremos alguns cuidados que você pode adotar no sentido de melhorar ou não estragar os seus cabelos:

1- Dormir com cabelos molhados ou presos faz com que os fios não respirem e a raiz fique ressecada. Portanto, jamais faça uma dessas duas coisas. Se lavar os cabelos antes de dormir, seque-os levemente com o secador, somente a ponto de tirar a umidade. Preste atenção à temperatura do secador. Muito alta, levanta o revestimento natural dos fios, tirando o brilho e embaraçando os mesmos. O secador deve ficar a pelo menos 20 cm dos fios para não danificá-los.

2- Se você vai a um lugar onde precise proteger os cabelos das impurezas do meio ambiente, locai de muito vento, muito sal, etc, use os cabelos presos. Mas atenção, você deve utilizar elásticos com proteção ou prendedores com fechos que não quebrem os fios. Além disse, rabo-de-cavalo apertado por mais de 3 horas também arrebenta os cabelos. cuide para não exceder este tempo.

3- Se pretende fazer uma escova nos cabelos, lebre-se de que ela deve ser feita nos cabelos úmidos e não molhados. Escova em excesso resseca os fios, portanto você não deve fazer mais que 3 escovas na semana. E se as fizer, lembre-se de hidratar bem os fios, pelo menos duas vezes ao mês. Para hidratar os cabelos, experimente óleo essencial de laranja: 10 gotas a cada 100ml de água. Para quem tem cabelos crespos ou cacheados, a dica é pingar 3 gotas de óleo essencial de calêndula no condicionador. Se for hidratar os cabelos em casa, prefira tratamentos semanais com vitaminas, queratina e proteínas vegetais para dar nutrição intensiva à fibra capilar.

4- No verão, proteja mais os seus cabelos contra o sol, usando bonés, faixas e filtro solar.

5- Após passar o condicionador durante o banho, penteie os cabelos com pentes de dentes largos para distribuir melhor o produto. Deixe agir por uns 2 minutos e só então enxague.

6- Para desembaraçar cabelos úmidos, comece pelas pontas e só então vá subindo até chegar a partir da raiz. Isso evitará a formação de pontas duplas e quebradiças. Faça o com pente e nunca com escova.Se preferir, use os dedos para pentear e modelar seus cabelos. Isso causa menos danos aos fios.

7- Os cabelos devem ser lavados em dias alternados para não perderem volume e brilho. A água deve ser morna e não deve levar mais que 3 minutos. Na hora de lavar os cabelos, não esfregue com força e nem torça os fios ao enxugpá-los, para que não percam vitalidade e brilho. Mesmo os cabelos lisos e oleosos precisam de condicionador para fechar a camada protetora do fio, aberta pelo shampoo.

8- Para amaciar os cabelos e deixá-los bem sedosos, que tal massageá-los com uma mistura de babosa e óleo de amendoas doces antes do banho?

9- Para fortalecer os fios, passe chá de alecrim nos cabelos, após a lavagem. Não enxágüe.

10-Se você tem cabelos brancos, proteja-os da água do mar e do cloro da piscina aplicando 1/2 copo de vinagre de maçã diluido em 1/2 copo de água quente antes do xampu. 3 gotas de vitamina A no vidro de xampu ajudam a dar mais brilho aos cabelos brancos. Se forem tingidos, ao invés da vitamina A, pingue 3 gotinhas de vitamina E para vitalizar os fios.

11- Se o seu cabelo é normal, basta mantê-lo usando sempre leave-in com proteção solar e com hidratação semanal.

12- Se o seu cabelo tem fios danificados, precisam de mais que hidratação. Precisam de nutrição. Então use máscaras de nutrição e regeneração capilar uma vez por mês. Nas pontas, use restaurador de silicone.

13- Se você vai tingir os cabelos, passe vaselina líquida na testa, próximo à raiz dos cabelos para não manchar ou irritar a pele. Terminada a tintura, após a lavagem, passe um creme sem enxague à base de proteínas para recuperar os aminoácidos perdidos no processo químico. Se cabelos com mechas ou luzes ficarem ressecados, borrife uma mistura de pantenol e camomila antes de penteá-los.

14- Jamis enrole os cabelos molhados na toalha torcendo os mesmos. Isso acaba com a saúde dos fios. Retire o excesso de água somente friccionando suavemente com a toalha. aproveite para fazer movimentos circulares com a toalha, massagenado o couro cabeludo.

15- Uma ducha de água quase fria no fim do banho dá mais brilho e vitalidade aos cabelos.

16- Uma toalha úmida aquecida por 20 segundos no microondas é uma eficiente touca térmica para potencializar a ação doa máscaras capilares.

17- Pingar 20 gotas de óleo essencial de tea tree em 100ml de xampu ajuda a limpar o couro cabeludo.

18- 20 gotas de óleo essencial de alecrim misturadas a cada 100ml de shampoo ajudam a diminuir a oleosidade dos fios.

19- Cabelos muito crespos precisam de leave-in para ficar hidratados.

Espero que algumas dessas dicas lhe sejam úteis e que com elas você possa ter seus cabelos cada vez mais bonitos!

3 thoughts on “Dicas de Beleza – Cuidados com os Cabelos

  • 29 de Maio de 2017 at 22:07
    Permalink

    Olá,
    Cabelos bem cuidados e hidratados dão uma sensação de bem estar sem contar que levanta a auto estima da pessoa. Adorei as dicas do posts, sempre bom aprender novas técnicas de quem teve resultados!
    Ganhou uma nova leitora!
    Beijinhos ;*

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge