Queratose Pilar – Tem como tratar?

Desde bem pequena tenho umas “bolinhas” na parte lateral das coxas, nos braços e nas bochechas. Estas bolinhas pioram bastante no inverno e por isso já havia consultado diversos dermatologistas para ver se resolvia o problema, sem jamais conseguir um diagnóstico preciso e satisfatório.

queratose-pilarDescobri então agora que o que tenho se chama Queratose Pilar, uma alteração causada pelo excesso de produção de queratina pela pele, que é genética e hereditária (meu pai também tem e meus dois filhos também), ligada à dermatite atópica que tive quando era bebê, e que dificilmente sumirá por completo. Normalmente quem tem queratose pilar tem ou teve também asma, rinite ou problemas alérgicos de pele.

Portanto, o que posso fazer é tratar para amenizar o problema e continuar esse tratamento para sempre.

O tratamento consiste em hidratar  bastante a pele afetada, pois o ressecamento piora muito o seu aspecto. Por este motivo no inverno o problema se agrava.

No meu caso, hidratantes comuns, comprados em farmácias e supermercados não adiantam muito. Um hidratante que realmente fez a diferença foi o Fisiogel, que pode ser encontrado em creme ou loção cremosa. Aplico diariamente após o banho e a pele fica bem melhor.

Minha dermatologista me indicou o uso do Lactrex, em função do lactato de amônio em sua composição. Mas após um mês de uso diário, ele não fez diferença alguma nas bolinhas da queratose. Então não continuei o seu uso.

Tenho que continuar fazendo este ritual diariamente para sempre, mas não acho ruim, pois ao hidratar o corpo já faço uma boa massagem, o que é bem relaxante e bom para a pele.

Se você também tem o mesmo problema, que tal seguir este tratamento hidratando bem a pele, desencanar e ser feliz? Não é difícil, eu garanto!

6 thoughts on “Queratose Pilar – Tem como tratar?

  • 7 de dezembro de 2013 at 14:18
    Permalink

    eu tenho no braço e no bumbum nn consigo tirar de jeito nenhum fui 3 vezes so em 2 meses na dematolosista so este ano e ela me deu 3 asido eu to tratando a um ano mais nenhum curo#ana

    Reply
  • 28 de fevereiro de 2014 at 20:23
    Permalink

    Também tenho! Realmente é muito incômodo, eu ñ gosto de usar roupas curtas, nem tirar o biquini na praia por isso. Obrigada pela dica! Vou comprar pra ver!

    Reply
  • 11 de agosto de 2015 at 10:49
    Permalink

    Tenho isso ha muitos anos,fui ao medico semana passada e ele me receitou ureadin 20% creme.E otimo em menos de uma semana que to usando ja melhorou muitoooo.

    Reply
    • 11 de agosto de 2015 at 12:48
      Permalink

      Olá Katia,

      Valeu pela dica!
      O seu comentário pode também ajudar muitas outras pessoas com o mesmo problema.
      Obrigada!

      AgnesS.

      Reply
  • 9 de dezembro de 2015 at 8:19
    Permalink

    Oiii também sofro com essas bolinhas só no braço mas estou usando ureadin e melhorou bastante! Abs

    Reply
    • 11 de dezembro de 2015 at 7:49
      Permalink

      Olá Deidre,

      Realmente alguns cremes à base de uréia ajudam a amenizar. Você só precisa cuidar com o seu uso caso esteja grávida, pois a uréia é um componente que atravessa a placenta e pode interferir no desenvolvimento do bebê.

      Obrigada pela dica e pelo seu depoimento. Ele é muito importante para enriquecer o nosso blog.

      Um abraço,

      AgnesS.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge