Desafio de Corrida – Melhore o seu desempenho com este treino estimulante! – Parte 8

Continuando esta série de artigos onde você vai se interessar pela corrida, aprender o que precisa saber para iniciá-la com segurança e como prêmio, perder até 8Kg em 2 meses de treino regular, hoje comentaremos alguns aspectos para a escolha do seu tênis de corrida.

O acessório fundamental num treino de corrida é o tênis correto. Mas são tantas opções no mercado, que ficamos até sem saber qual e como escolher… E o pior é que existem novas teorias sobre o assunto.

Um estudo da universidade de Harvard publicado na revista científica americana “Nature” revelou que treinar com o pé no chão é melhor que usando tênis. A explicação é que como você acaba tocando o solo primeiro com o meio ou a parte da frente do pé, e não com o calcanhar como fazem 80% das pessoas que usam tênis tradicionais, a prática diminui o impacto com o chão, e, com isso, a incidência de lesões…

Caso queira acatar este estudo, leve em conta dois fatores:

– Se você é iniciante na corrida, prefira um tênis com amortecimento, estabilidade e conforto. Se já corre há mais tempo, pode tentar experimentar um modelo minimalista, do tipo com sola fina e sem amortecimento, mas bem maleável. Estudos mostram que este tipo de tênis ajuda a fortalecer a musculatura do pé e aumenta a percepção da força exercida pelos músculos. Além disso, devido à leveza do calçado, você consegue correr até 3% mais rápido.

– A transição do tênis deve ser gradual, pois quem corre tocando o chão com o calcanhar apresenta um impacto até sete vezes maior com tênis minimalista. Os maiores perigos de uma troca brusca são fratura por stress nos ossos do pé e tendinite no tornozelo. Você pode tentar aquecer usando o tênis minimalista e depois treinar com o seu tênis normal. Aos poucos você pode aumentando o tempo de um e diminuindo o de outro até trocar totalmente.

Mas antes de acatar isso como regra, ainda sugiro que você escolha um bom tênis adequado ao seu tipo de pisada. Eu por exemplo, toco primeiro com a parte da frente do pé e não com o calcanhar, mesmo usando um bom tênis de corrida.

No próximo artigo desta série, indicaremos uma dieta com um cardápio que emagrece sem perder o pique para a corrida. Até lá!

2 thoughts on “Desafio de Corrida – Melhore o seu desempenho com este treino estimulante! – Parte 8

  • 19 de janeiro de 2016 at 17:31
    Permalink

    Muito bom o seu artigo. Eu Gosto muito de correr, e sempre fico em dúvida na escolha do tênis.

    Reply
  • 28 de agosto de 2016 at 12:42
    Permalink

    Nunca tinha me dado conta disso! Boa dica! Comecei a seguir o blog! 🙂

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge