Dieta do Chá-Mate – Funciona?

Na edição de abril de 2012 da revista Boa Forma, encontramos a dieta do chá-mate, o que me inspirou a escrever este artigo.

Assim como o chá verde, a erva-mate está na lista das substâncias naturais aliadas da perda de peso. Mas você precisa acertar na dose.

Famosa no preparo do chimarrão e do tereré, a erva-mate é muito consumida aqui no Brasil, principalmente no sul do país e por este motivo, pode ter o seu sabor mais bem aceito que o chá verde, pela maioria da população brasileira. Então porque não aproveitar bem os benefícios deste chá em nossa dieta, não é verdade?

A folha da erva-mate (Ilex paraguariensis) tem ações diurética e adstringente, ajudando a eliminar toxinas; além de reduzir o apetite e acelerar o metabolismo. Isso porque ela possui muita cafeína em sua composição, e a cafeína é estimulante, facilitando a queima de gordura em excesso no organismo.

O chá também dá uma leve sensação de saciedade e atrasa o esvaziamento gástrico, adiando a fome.

Rica em componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, a erva traz mais benefícios como proteger o coração, afastar o risco de tumores e adiar as rugas precoces.

Para perder peso com o chá, a recomendação é tomar no mínimo 1 litro do chá por dia, e o chá deve ser bebido sem açúcar. A erva a granel tem melhor resultado que o sache ou o chá enlatado, e o chá deve ser consumido em até 24 horas pois após este período, perde as propriedades terapêuticas desejadas.

Mas atenção, por ser estimulante ele não é recomendado para pessoas hipertensas, pessoas com problemas de sono e para gestantes.

Se você não faz parte deste grupo de risco, aproveite e inclua o chá em sua dieta diária, recebendo todos os benefícios que ele pode lhe proporcionar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge