Musculação – É importante não deixar de lado

Falamos sempre nos exercícios aeróbicos, que ajudam a queimar calorias mais rápido, exercícios de alongamento, exercícios com os quais nos divertimos e nos mantemos em forma…..

Mas hoje, falaremos sobre a musculação. Um tipo de exercício direcionado, que trabalha alguns grupos musculares específicos de cada vez. Um exercício que parece ser muito pesado, chato e repetitivo para muitas pessoas, mas que é fundamental para manter o corpo equilibrado e para que se possa executar bem outras modalidades de esporte ou exercícios.

Já vimos diversas vezes pela televisão atletas de diversas modalidades esportivas fazendo musculação. Mas porque eles precisam fazer musculação se já exercitam tanto o seu corpo?

Aí é que está a questão! A musculação vem exatamente para fortalecer ainda mais os grupos musculares que tal atleta mais utiliza, potencializando o resultado no esporte praticado. A outra questão é que, tendo todos os grupos musculares fortalecidos por igual, tal atleta evita lesões desnecessárias, pois o desequilibrio de força entre os grupos musculares pode favorecer lesões nos grupos menos fortalecidos.

E para as pessoas que não são atletas profissionais? Mesmo para nós que praticamos atividades físicas somente para manter a forma, ter boa saúde e boa qualidade de vida, a musculação é muito importante!

Imagine uma pessoa que só corre. Ela tem os músculos das pernas bem desenvolvidos e fortalecidos. Mas e os músculos dos braços  e das costas? É importante fortalecê-los também, para que o corpo fique equilibrado e ela não comece a compensar o esforço afetando os músculos menos desenvolvidos. Aí é que entra a musculação. Além de trabalhar os grupos musculares superiores, fortalecerá ainda mais os músculos das pernas e consequentemente fará com que esta pessoa corra bem melhor.

Fazendo a musculação como complemento da sua atividade física preferida, você pode dividir os treinos em 2 ou 3 vezes por semana, em dias intercalados e sempre acompanhados por um instrutor para não fazer os exercícios de forma equivocada e se machucar.

Em diversas academias você pode ainda contar com a ajuda de um personal trainer. Se você tiver tempo e dinheiro para contratar um, é uma boa pedida, pois ele a accompanhará em cada movimento, fazendo com que você faça os exercícios corretamente, além de montar um treino exclusivamente direcionado ao seu objetivo.

Se não tiver como contratar um, faça seus treinos de musculação numa academia onde você possa contar com a ajuda do instrutor. Esclareça com ele todas as dúvidas e dificuldades em relação a cada exercício e observe se ele presta atenção nos seus movimentos para ver se você está executando o treino corretamente. Além disso, preste muita atenção na sua respiração e no traçado do movimento praticado para ter um treino perfeito.

Quando praticada corretamente, a musculação é a atividade física mais eficiente para desenhar o seu corpo. Assim que puder, comece o seu treino e você verá como  estará melhor em todas as outras atividades praticadas!

3 thoughts on “Musculação – É importante não deixar de lado

  • 11 de outubro de 2016 at 19:42
    Permalink

    Eu adoro musculação, me ajuda a manter a forma e ainda ter disposição para executar as tarefas diárias.

    Reply
  • 12 de dezembro de 2016 at 14:22
    Permalink

    Muito bom o texto. Muita gente ainda deixa este exercício de lado sem saber a importância e os benefícios que ele traz.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge