Natação – Como é bom ficar em forma dentro d’água!

Assim como a corrida e o ciclismo, a natação é um dos melhores exercícios aeróbicos, para que você queime mais calorias e trabalhe o sistema cardiovascular. Se o objetivo é aumentar a capacidade respiratória, a natação é o melhor dos três exercícios.

Quando nadamos, exercitamos todos os músculos do nosso corpo e por este motivo, a natação é um dos exercícios mais completos! Assim como correr, nadar pode ser um desafio muito legal, onde a cada metro a mais conquistado, a cada minuto a menos conquistado você se sente vitoriosa e realizada!

Mesmo que você não queira treinar nadar para competir, é muito bom tomar uma hora do seu dia para cair na água, soltar o seu corpo, mergulhar e esquecer o mundo lá fora! Nadar pode ser um treinamento de meditação se você quiser, pois a sua mente fica focada somente na respiração e nos movimentos de braçada e pernada.

Só o fato de vencer a resistência da água já é um grande exercício e em alguns meses você já verá o resultado nos muusculos torneados dos braços e das pernas. Além de ganhar resitência física, bem ou mal, você vai aprender a nadar. E isto é fundamental para quaquer pessoa!

Mas o legal é que nadar emagrece bastante e desenha os músculos, principalmente das pernas e dos braços, de forma impressionante!

Para mim, o melhor horário para praticar natação é à noite, pois ao tomar aquele banho quentinho após uma hora nadando, é o suficiente para que o sono mais pesado e profundo chegue rapidinho!

Agora, se você é o tipo de pessoa que quer nadar para competir e treina competindo com os alunos das raias ao lado, nadar à noite não é uma boa, pois a adrenalina gerada pelo espírito competitivo a deixará ligadona mesmo após o banho quentinho…. Então o melhor para você é nadar de manhã ou na hora do almoço.

Finalmente, aqui vão algumas dicas para você procurar um bom lugar para praticar natação:

1- Ao procurar uma academia ou escola de natação, verifique se a piscina é tratada com sal ou com cloro (isto fará bastante diferença para os seus cabelos);

2- Se a sua cidade é fria no inverno, verifique se o trajeto entre a piscina e o vestiário é  bem curto e  de preferêcnia aquecido (isto evitará choques térmicos desnecessários no inverno);

3- Observe também como são as duchas do vestiário, na questão do volume d’água e da higiene, pois isso é muito importante em se tratando de um esporte aquático;

4- Faça uma aula de teste e observe se o instrutor realmente acompanha os movimentos dos alunos, corrigindo movimentos errados e ensinando movimentos corretos, ou se ele somente passa as tarefas do dia no quadro e pronto, nem sabe como você nadou.

5- Se você tem algum problema de saúde, por menor que seja, deixe o seu instrutor ciente do problema para que ele oriente a sua aula corretamente.

6- Faça um checkup com o cardiologista antes de começar a praticar natação, para ter certeza de que está tudo bem e ir nadar tranquila.

One thought on “Natação – Como é bom ficar em forma dentro d’água!

  • 24 de agosto de 2016 at 17:07
    Permalink

    Olá, pratiquei natação por 15 anos, competi por um tempo, mas por “N” motivos tive que parar, agora, após 4 ou 5 anos parado, estava só na academia, em julho deste ano infelizmente tive a praga da chicunguya, ou seja lá como se escreve, enfim, estou há quase 35 dias parado sem poder malhar, pois fiquei com sequelas nas articulações principais do corpo, então falei com um clínico geral, amigo da família, e por esta razão só posso voltar a malhar daqui mais ou menos 5 meses, então quero voltar pra natação o quanto antes e aproveitar para melhorar meu condicionamento físico e mental, e queria saber se pela manhã é bom pelo fato de ativar o organismo, pois em seguida ia trabalhar, ou é melhor à noite quando chego do trabalho, apesar de estar um tanto cansado?! obrigado

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge