O prazer de pedalar!

Há alguns dias atrás, falamos sobre o prazer de correr e seus benefícios.

Hoje, falaremos sobre outro exercício aeróbico muito delicioso: Pedalar!

Pedalar, para muitas pessoas, pode ser ainda mais prazeroso do que correr!

Particularmente, prefiro correr para me exercitar e deixo para pedalar como lazer.

Isso porque ao andar de bicicleta, gosto de sentir o vento no rosto, observar a paisagem, conhecer novos lugares por onde passaria de carro sem notar, enfim, encaro o pedalar mais como passeio do que como treino, ao contrário da corrida.

Mas você pode não ser assim, e gostar de superar os seus limites físicos pedalando!

Se este for o seu caso, é importante treinar o seu condicionamento físico. aulas como spinning e RPM ajudam bastante no treino.

Nestas aulas você pedala indoor, sem sair do lugar, atribuindo cargas às suas pedaladas e acompanhando um ritmo musical. São aulas em que se queima muita caloria! Geralmente duram uma hora mas o tempo passa voando pois o pedalar com ritmo musical pode ser extremamente prazeroso e estimulante.

Durante uns dois anos, pratiquei RPM (da Body Systems)3 vezes por semana. Foi o tempo em que minhas pernas e bumbum ficaram bem definidos sem muito esforço na musculação.

Nos finais de semana, você pode pegar a sua bicicleta e treinar no parque ou em ciclovias. Com o vento batendo no rosto, é muito mais gostoso.

Mesmo durante a semana, você pode reservar alguns dias para ir ao trabalho ou à faculdade de bicicleta, caso estejam a uma distância razoável de sua casa.  Assim já estará se exercitando e ainda colabora com o meio-ambiente.

Para pedalar em sua bicicleta, é importante comprar um capacete e equipar a bicicleta com itens básicos como espelho retrovisor, olho de gato e buzina, pois a velocidade atingida pode ser bem grande, você estará no trânsito e uma queda pode machucar.

No Japão, consegui manter a forma com a minha bicicleta. Lá, sem muito tempo ocioso, não frequentava a academia. Então arrumei uma bicicleta e ia até a faculdade pedalando. Nos finais de semana, pegava a bicicleta para explorar os arredores do meu apartamento, rodando dentro de um raio de 20 km. De noite, complementava com abdominais em casa, no tatami mesmo, e foi uma fase muito boa!

Concluindo, se você não gosta de correr  e deseja um exercício um pouco mais puxado que a simples caminhada, ou mesmo para variar o tipo de exercício praticado, porque não tentar pedalar?  Com certeza fará bem para o seu corpo, para o seu coração e para sua mente!

5 thoughts on “O prazer de pedalar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge