Colesterol – Porque controlar?

amendoaO colesterol é um álcool orgânicp com propriedades semelhantes às das gorduras, que se origina tanto por meio da limentação como pela produção no fígado.

Ele desempenha diversas funções no organismo, como transporte de gorduras e síntese de hormônios e vitamina D.

Existem vários tipos de colesterol. Em geral, no corpo humano se destacam dois tipos: o HDL (Lipoproteína de alta densidade), conhecido como bom colesterol, e o LDL (Lipoproteína de baixa densidade), conhecido como o colesterol ruim.

O que se sabe é que devemos tentar baixar o colesterol ruim (LDL), mas devemos manter um bom nível do colesterol bom (HDL). O bom colesterol está presente em alimentos como peixes e azeite de oliva. O colesterol ruim vem principalmente da gordura animal.

A maioria das pessoas com colesterol alto não tem nenhum sintoma, mas o excesso de colesterol que não foi eliminado pelo fígado é depositado na parede das artérias, formando placas de gordura que podem entupir essas artérias e dificultar a passagem do sangue. Isso eleva o risco de infarto e derrame.

Por este motivo, fala-se tanto no controle do colesterol e se podemos evitarproblemas em nosso coração, porque não controlar, não é verdade?

Além da dieta, praticar exercícios aeróbicos diariamente ajuda a aumentar o bom colesterol e diminuir o mau colesterol!

One thought on “Colesterol – Porque controlar?

  • 21 de julho de 2016 at 17:06
    Permalink

    É, eu amo comer, mas sempre tento evitar gorduras. As gorduras ruins tem que ser evitada, ainda mais eu que estou com a idade chegando, rs. Obrigada pela dicas.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge