Conheça o poder dos Antioxidantes para sua Beleza! – parte 1 (alimentos)

Os antioxidantes têm o poder de aumentar as defesas do organismo e consequentemente proteger a pele. Isso porque eles combatem um grande vilão para a nossa beleza, que são os radicais livres. Os radicais livres degradam o colágeno e a elastina, provocando rugas e flacidez. O cabelo também fica  ressecado e enfraquecido, com risco de queda ou branqueamento precoce. Os antioxidantes vêm então como agentes para frear este processo.

Veja aqui como tirar proveito deles a partir dos alimentos e também na forma de cremes ou cápsulas. Hoje falaremos sobre os antioxidantes ingeridos na forma de alimentos.

Um mesmo alimento pode ter mais de um antioxidante, além de vitaminas e minerais que facilitam sua absorção e utilização. Assim, voc~e contempla o organismo com diferentes tipos de antirradicais livres! Mas cuidado com algumas combinações que não funcionam bem como zinco (frutos do mar) e ferro (feijão, carne vermelha), que consumidos juntos competem entre si, perdendo a eficácia. Evite também zinco e cálcio. Boas parcerias são: vitamina C e ferro, vitamina C e selênio.

Conheça aqui as principais fontes de antioxidantes para montar um bom cardápio antirrugas:

Vitamina A: abóbora, batata-doce, beterraba, brócolis, cenoura, couve, damasco seco, espinafre, fígado, manga, melão, ovo, papaia e ervilha.

Vitamina C: acerola, brócolis, caju, couve, espinafre, kiwi, laranja, limão, manga, melão, morango, papaia e tomate.

Vitamina E: arroz integral, amêndoa, amendoim, castanha-do-pará, gema de ovo, gérmen de trigo, milho, óleos vegetais (soja, milho e algodão) e semente de girassol.

Ácido elágico: frutas vermelhas, nozes e romã.

Antocianinas: alface roxa, amora, açaí, ameixa vermelha, berinjela, cebola roxa, cereja, framboesa, goiaba, jaboticaba, morango e repolho roxo.

Bioflavonoides: frutas cítricas, nozes e uvas escuras.

Catequinas: chá verde, morango e uva.

Isoflavona: semente de linhaça e soja.

Licopeno: goiaba, melancia e tomate.

Ômega 3 : atum, cavalinha, salmão, sardinha, sementes de chia e de linhaça e óleos vegetais.

Polifenóis: frutas vermelhas, frutas secas, cereais integrais, cebola, chá verde, maçã, nozes, soja, tomate, uva roxa e vinho tinto.

Resveratrol: cacau, uva roxa e vinho tinto.

Selênio: aveia, aves, amêndoa, castanha-do-pará, fígado, frutos do mar, nozes, peixes, semente de girassol e trigo integral.

Zinco: aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes.

No próximo artigo desta série falaremos sobre os antioxidantes em cápsulas. Até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge