Dormir bem emagrece, é verdade!

Você leitora já deve ter lido em diversos artigos sobre o efeito que o sono tem sobre o organismo, entre eles o fato de que o sono contribui para o emagrecimento.

Diversos estudos feitos em universidades americanas e mesmo aqui no Brasil apontam para a mesma conclusão sobre os efeitos do sono em relação ao emagrecimento: Dormir bem emagrece e dormir mal engorda.

O que acontece no nosso organismo quando dormimos mal?

Quando não dormimos bem, aumentamos a ação do cortisol em nosso organismo. Este hormônio, também relacionado ao stress, tem como tarefa estocar gordura no corpo. Consequentemente, sentimos mais vontade de comer… Além disso, ao dormirmos mal, existe uma queda na leptina, hormônio que regula a sensação de saciedade.

Simplificando, se  não dormimos bem ou ficamos acordados muito tempo, o nosso organismo libera sinais de alerta, pois ele entende que é necessário ter mais energia para continuar acordado. Então ele abre o apetite principalmente para alimentos doces e massas, para suprir esta demanda de energia que ele acha que iremos precisar.

E o que acontece quando dormimos bem?

Ao dormirmos bem, os níveis de hormônio do nosso organismo ficam controlados na proporção correta. Além disso, uma boa noite de sono estimula a renovação celular e proporciona o descanso necessário para que no dia seguinte você tenha bastante energia e o seu organismo não precise aumentar a sua fome, pois  ele entende que você já tem energia o suficiente e não precisa aumentar a sua fome para ingerir mais fontes de energia.

Eu, particularmente, senti claramente esta diferença. Desde criança, sempre tive um sono bem “pesado”. E mesmo nunca me preocupando muito com dietas e comendo bem, era muito magra.

A partir do nascimento da minha filha, raramente tinha uma noite de sono profundo, desses que a gente dorme e só acora 8 ou 9 horas depois, dispertando sozinha e muito bem disposta… Então, sentia bem mais “vontade de comer” e sensação de cansaço durante o dia. Mesmo fazendo muito exercício físico e controlando a alimentação,não conseguia retornar ao peso anterior à gravidez.

Somente quando a minha filha cresceu um pouco mais e passou a dormir a noite toda é que os exercícios físicos e a dieta começaram a ter resultado…Portanto acredito que o sono tem um papel significativo neste quadro.

Se você tem problemas para dormir bem, tente relaxar bastante antes de ir para a cama, fazendo um exercício de meditação ou relaxamento meia hora antes, coma pouco à noite e procure artifícios como  musicoterapia ou aromaterapia! Eles ajudam muito!

Finalmente, tenha uma boa noite de sono e viva em forma, bem disposta e bem mais feliz!

One thought on “Dormir bem emagrece, é verdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge