Maratona 2021 – última semana de treino e a prova

Finalizando a série de artigos sobre  os treinos para a maratona de 2021, hoje falarei sobre como foi a última semana de treinos e a prova! Chegou o dia!!!

Segunda, abri a última semana de treinos com uma corrida leve de 5Km.

Quarta foi um treino progressivo, aquecendo 5 minutos a Z2, correndo 5 minutos a Z3, 4 minutos em ritmo de 10K, 3 minutos em ritmo de 5K, 2 minutos em ritmo de 1K e  1 minuto em ritmo máximo. Depois soltando por 1,6Km mais 25 minutos soltos em z2-z3.

Quinta fiz um treino leve de 4Km só para manter.

Domingo foi a prova!

Acordei às 4:00 para me preparar, comer direitinho, me alongar um pouco e sair. A largada foi às 6:00.

Saí me segurando bastante para poupar energia para o final da prova e assim foi até o Km32, quando o cansaço muscular começou a aparecer. Quase apareceram caimbras na posterior esquerda, mas eu corrigia a passada e pude me manter bem até o final.

A prova foi tranquila, no final o cansaço já era esperado, mas foi bem melhor que no ano passado. Quanto à alimentação, deu bem certinho: Poteína e BCAA antes e depois da prova, palatinose a cada 10 Km, gel de carboidrato nos últimos 4Km, bananinha ouro no Km14 e no Km28, uma cápsula de sal na metade da prova e 1L de gatorade na mochila, tomando ao longo da prova.

O tênis Nike Invincible run realmente ajudou bastante ao longo da corrida e principalmente no final da prova, dando uma ajudinha extra. O Neuroma chegou a beliscar mas não atrapalhou a corrida e foi tudo bem!

Terminei a maratona em 4:42, doze minutos a menos que no ano passado e doze minutos a mais do que eu pretendia fazer. Acredito que para o próximo ano, precisarei fazer mais treinos de longões acima de 30Km, fazendo o meu corpo se acostumar com distâncias maiores para não sentir um cansaço tão grande no final. Foi assim com os 10Km, foi assim com os 21Km e com certeza será assim com os 42Km. Pensando agora, acho que poderia ter largado um pouquinho mais forte desde o começo…. Vivendo e aprendendo.

 

One thought on “Maratona 2021 – última semana de treino e a prova

  • 1 de dezembro de 2021 at 22:51
    Permalink

    Extremamente motivador!
    Quero criar hábitos para me exercitar pois não estou gostando do meu corpo e tenho medo de prejudicar minha saúde por não fazer nada também!
    Admiro você acordar as 4 da manha pois somente revivo apos as 8, no minimo, kk.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge