Quinoa – Ótima fonte de proteína vegetal em substituição à de origem animal

Para quem é vegetariana, ou para quem segue uma dieta de restrição à carnes, a quinoa é um ótimo complemento no quesito proteínas. O valor das proteínas encontradas na quinoa é superior ao de todos os demais cereais. Fonte de aminoácidos a quinoa possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente.

Além disso a quinoa contém vitaminas A, B1, B2. B3, B6, C e E; é rica em ômega 3 e 6, e possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.

Sem falar nos indícios de que seus fitoestrógenos, que cumprem o papel de hormônios no organismo, ajudariam a afastar a osteoporose nas mulheres depois da menopausa.

O alimento é especialmente útil às crianças, pois contém lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.

Outra indicação da quinoa é aos atletas. O cereal, além de ajudar na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura — perfeito para quem faz exercícios físicos.

Pesquisas recentes apontam que as fibras e a saponina, substância detergente que recobre a quinoa, poderiam reduzir os níveis de colesterol produzido pelo fígado. Incluí-la no cardápio seria também uma maneira de combater a obesidade.

Enfim, com tantos benefícios, realmente vale à pena incluir este cereal em sua dieta, mesmo que você não seja vegetariana.

De origem andina, a quinoa pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos. Os grãos são arredondados e sua textura é macia. Em princípio, o grão conservaria melhor os nutrientes do que derivados como a farinha. Você pode encontrá-la na maioria dos supermercados, e uma forma de consumí-la bem é misturar os grãos hidratados à sua salada, ou consumir os gaos cozidos e temperados a gosto.

Se você já utilizou este alimento, deixe o seu comentário aqui, neste artigo. O seu comentário é muito importante para que possamos ter uma idéia ainda melhor sobre a eficácia da dieta, ajudando muitos leitores!

8 thoughts on “Quinoa – Ótima fonte de proteína vegetal em substituição à de origem animal

  • 1 de novembro de 2011 at 16:19
    Permalink

    Uso a Quinoa diariamente, em vitaminas, saladas de frutas e danones. É otimo p/ perder peso e controlar o colesterol alto, tbém ajuda a controlar o stress.

    Reply
  • 1 de novembro de 2011 at 19:12
    Permalink

    Fantastico , adoro coisas naturais pena q ainda e cara mas vou a proucura para fazer uma mistura com a semente d ninhaça e fazer um uso de uma colher de manha e uma a noite ambas misturada com leite da ROÇA…

    Reply
  • 11 de novembro de 2011 at 21:38
    Permalink

    comprei e adorei fiquei mais esposta.

    Reply
  • 13 de novembro de 2011 at 12:28
    Permalink

    Estou usando a pouca tempo mas já pode comprovar seu benecifios me sinto mas deposta a pele ficou mas visosa sempre era acometida por gripes e resfriados hoje já ñ sei o que e isso.

    Reply
  • 28 de novembro de 2011 at 21:07
    Permalink

    Eu uso Quinoa na bebida láctea uht com cereais da marca Piracanjuba,é ótimo eu adoaro!!!!!

    Reply
  • 10 de março de 2012 at 17:15
    Permalink

    eu ganhei da minha sogra os flocos de quinoa e amei, pois gosto de comer pura, mas não sabia que é tão boa assim.

    Reply
  • Pingback:Sementes que ajudam a Emagrecer – parte 3 - Beleza em Forma | Beleza em Forma

  • 11 de novembro de 2016 at 9:53
    Permalink

    Muito bom as informações e legal por ter compartilhado os benefícios natural da Quinoa.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge